Flamengo
Página Inicial
História do Flamengo
Craques
Notícias Flamengo
Grandes elencos
Jogos imortais
Sala de Troféus
Vídeos do Flamengo
Títulos do Flamengo
Estatísticas
Crônicas
Cronologia
Curiosidades
Escudos
Uniformes
Donwloads
Hino do Flamengo
Mascote
Sedes
Letras de músicas
Frases famosas
Links
Mural da torcida
E-mail

 

Flamengo 2x1 América - Final do Campeonato Carioca de 1927

 

Time Campeão em 1927
Time Campeão em 1927

História

O Flamengo inicia o Campeonato Carioca perdendo de 3 x 1 para o Vasco e de 9 x 2 para o Botafogo, sendo essa a maior derrota que o Flamengo já teve em seus jogos oficiais. Porém, tirando forças Deus sabe de onde, e criando a partir daí a mística de que sua camisa jogava sozinha, o Flamengo se reabilitou e conseguiu vencer seus adversários, até chegar em igualdade de condições com o América na final do Campeonato. Em junho, o Flamengo perde temporariamente seu grande jogador Moderato, que foi submetido a uma cirurgia de apêndice. Se observarmos que o ano era de 1927, chegaremos a conclusão que era uma cirurgia delicada e que a Medicina desse tempo não poderia ser comparada com a dos dias atuais.

Flamengo e América fariam a decisão. Não era uma final, mas o jogo valia o título da competição que era em pontos corridos. Antes do jogo o Flamengo tinha 25 pontos assim como o América, o Fluminense tinha 24 pontos, sendo assim quem ganhasse o jogo seria campeão e se houvesse um empate o Fluminense acabaria sendo o campeão já que venceu na ultima rodada e chegou a 27 pontos.

O Jogo

Em 19 de setembro, o Flamengo vai a campo, em seu estádio na Rua Paysandu, para enfrentar o América, na decisão do Campeonato Carioca. O time formou com Amado, Hermínio e Hélcio, Benevenuto, Seabra e Rubens, Cristolino, Vadinho, Fragoso, Nonô e Moderato. Sim, ele mesmo. Moderato. Moderato Wisintainer, jogador do Flamengo que havia sido submetido a uma cirurgia de apêndice e que ainda encontrava-se convalescendo, colocou uma cinta abdominal e entrou em campo para defender o Flamengo. Outro fato marcante, foi a presença no time do América do ex-zagueiro do Flamengo, chamado Penaforte, que ao solicitar aos diretores rubro-negros a compra de uma mobília, já que iria se casar, obteve uma resposta negativa, indo jogar no América , que prontamente o presenteia com os móveis para sua casa. A torcida do Flamengo não perdoa Penaforte e o jogo decisivo fica também marcado pela grande pressão que a torcida do Flamengo impõe ao seu ex-atleta. Nonô abriu a contagem para o Flamengo e Moderato fez 2 x 0. O América ainda descontou, porém o Flamengo com garra e vontade insuperáveis, contra tudo e contra todos, de forma heróica, sagra-se como o Campeão Carioca de 1927. De todos os heróis rubro-negros, uma página especial para Moderato, que com seu grande amor ao Flamengo, subestimou a saúde e sua própria vida para ser campeão e ainda marcou o gol do título.

Ficha técnica

FLAMENGO 2 x 1 AMÉRICA
Decisão do Campeonato Carioca 1927

Local: Estádio Rua Paysandu, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18/09/1927
Gols: Nonô, 20'/1ºT, Moderato, 5'/2ºT, e Celso(AME), 16'/2ºT.

FLAMENGO: Amado, Hermínio, Hélcio, Benevenuto, Seabra, Rubens, Cristolino(Nilton), Vadinho, Fragoso, Nonô(Frederico) e Moderato. Técnicos: Joaquim Guimarães e Juan Carlos Bertoni.


Última atualização: 27/09/13. Política de privacidade  |  Mapa do Site