Flamengo
Página Inicial
História do Flamengo
Craques
Notícias Flamengo
Grandes elencos
Jogos imortais
Sala de Troféus
Vídeos do Flamengo
Títulos do Flamengo
Estatísticas
Crônicas
Cronologia
Curiosidades
Escudos
Uniformes
Donwloads
Hino do Flamengo
Mascote
Sedes
Letras de músicas
Frases famosas
Links
Mural da torcida
E-mail

 

Flamengo Campeão Brasileiro 1992

 

 

História

A consagração do experiente Maestro Júnior, o Vovô Garoto, e de então jovens talentos do futebol brasileiro, como Gaúcho e Zinho, se deu na conquista do Campeonato Brasileiro de 1992, pelo Flamengo, que se tornou o maior vencedor da história da competição, com cinco títulos.

Drible inesquecível de Júnior em Renato na Final - Jornal dos Sports

Drible inesquecível de Júnior em Renato na Final - Jornal dos Sports

O time da Gávea ficou apenas em quarto lugar durante a primeira fase da competição, classificando-se, portanto, para o Grupo 1 da segunda fase. Nesta etapa, ficou em primeiro lugar, e garantiu vaga para enfrentar o Botafogo, campeão do Grupo 2, na final do Campeonato, fazendo a segunda final entre times cariocas na história do Brasileirão.

Com um elenco formado essencialmente por jogadores revelados nas divisões de base, o Rubro-Negro chegou à final com muita desconfiança, principalmente por ainda ter como grande craque o já experiente Júnior. E, além disso, por ter melhor campanha, o Botafogo entrava com a vantagem de dois empates nas partidas finais.

Tudo isso foi por água abaixo logo no primeiro jogo da decisão. Em 12 de julho de 1992, o Fla deu um baile nos alvinegros, e com uma grande atuação fez 3x0, ainda no primeiro tempo, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. Com isso, precisou apenas empatar em 2x2 no segundo jogo, em 16 de julho, para sagrar-se pentacampeão brasileiro, diante de 122 mil pessoas, que além do título, assistiram a uma jogada imortalizada no futebol brasileiro: o drible do Vovô Garoto que deixou Renato Gaúcho sentado em campo.

Porém, nem tudo foi festa neste dia. Durante o jogo da preliminar, uma grade da arquibancada do Maracanã cedeu, provocando a queda de centenas de torcedores do Flamengo para o anel inferior, e a morte de 3 pessoas. A partir daí, o estádio foi reformado e nunca mais recebeu um público tão grande.

O Elenco

Goleiro: Gilmar

Lateral-Direito: Charles
Zagueiro: Wilson Gottardo
Zagueiro: Gelson
Lateral-Esquerdo: Piá

Volante: Fabinho
Volante: Uidemar
Meia: Júnior
Meia: Zinho

Centroavante: Gaúcho
Centroavante: Júlio César

Técnico: Carlinhos
Outros Jogadores: Roger, Júnior Baiano, Rogério, Djalminha, Paulo Nunes, Nélio, Marcelinho Carioca, Toto e Zé Ricardo.


Última atualização: 27/09/13. Política de privacidade  |  Mapa do Site