Flamengo
Página Inicial
História do Flamengo
Craques
Notícias Flamengo
Grandes elencos
Jogos imortais
Sala de Troféus
Vídeos do Flamengo
Títulos do Flamengo
Estatísticas
Crônicas
Cronologia
Curiosidades
Escudos
Uniformes
Donwloads
Hino do Flamengo
Mascote
Sedes
Letras de músicas
Frases famosas
Links
Mural da torcida
E-mail

 

Flamengo 16x2 Mangueira - Primeiro Jogo de Futebol do Flamengo - 1912

 

História

Formação do primeiro time do Flamengo

Formação do primeiro time do Flamengo

O Fluminense estava prestes a se sagrar campeão de futebol de 1911 e faltando 2 rodadas, houve uma discussão séria entre os componentes do Grand Comitté, que era formado por um grupo de diretores e atletas que se tornava responsável pela escalação do time. Na última rodada, o Grand Comitté resolve tirar seu capitão Alberto Borghert do jogo, escalando em seu lugar o reserva Paranhos. O fato criou uma grande insatisfação nos jogadores, que resolveram entrar em campo, ganhar o campeonato para o Fluminense e se desligar do clube. Até porque naquela época havia um grande senso de responsabilidade e honra entre os atletas.

Ao final do Campeonato, oito jogadores titulares do Fluminense se desligaram do clube e liderados por Borghert, foram procurar um novo clube. Como Borghert remava pelo Flamengo, a primeira opção foi procurar os diretores do Rubro-Negro e fazer a proposta da criação de um Departamento de Esportes Terrestres. Inicialmente a idéia não ganhou muitos adeptos, principalmente pelo pessoal do Remo. Porém, após um grande trabalho de Borghert com o Presidente Virgílio Leite de Oliveira e Silva, a proposta foi aceita, mas sem unanimidade, em reunião realizada em 24 de dezembro de 1911. Era assim criada a Seção de Desportos Terrestres do Flamengo, que ficaria sob responsabilidade de Alberto Borghert.

Assim, o Flamengo ganha um time campeão para iniciar sua vida no futebol. Mas nessa época o Flamengo só contava com a garagem dos barcos, que era também a sede do clube. Não havia campos de futebol para o time treinar. A solução foi treinar na Praia do Russel, no Bairro da Glória, onde os jogadores começaram a ser admirados pelo povo que ali passava e ganhavam ainda mais a simpatia de todos.

Nessa época, o futebol já competia com o Remo pelo interesse da população e da imprensa. Até porque, para se praticar o Remo, era preciso ser sócio do clube e isso não era possível para grande parte da população. Já bater uma pelada, qualquer um podia, desde que improvisasse dois times, pedras em lugar de gol e algo que servisse de bola. Para iniciar sua vida no futebol, os jogadores do Flamengo não poderiam usar o mesmo uniforme do Remo. Ficou decidido que o time de futebol usaria uma camisa com grandes quadrados em vermelho e preto que foi logo apelidada de papagaio de vintém, pois parecia com as pipas que eram empinadas pelos moleques e que se compravam com um vintém, a menor fração do réis.

O Jogo

Em 03 de maio de 1912, o Flamengo estréia no Campeonato Carioca de Futebol, no campo do América F.C, na rua Campos Salles. O adversário era o Mangueira, time formado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira. Em sua primeira participação, o Flamengo consegue um placar que já mostrava a capacidade do time: 16x2. O primeiro gol foi marcado pelo ponta direita Gustavo de Carvalho. O time jogou com Baena, Píndaro e Nery; Curiol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo e Amarante; Gustavo de Carvalho e Borghert. Os gols foram de Gustavo (4), Amarante (4), Arnaldo (4), Borghert (3) e Galo.


Última atualização: 27/09/13. Política de privacidade  |  Mapa do Site