Flamengo
Página Inicial
História do Flamengo
Craques
Notícias Flamengo
Grandes elencos
Jogos imortais
Sala de Troféus
Vídeos do Flamengo
Títulos do Flamengo
Estatísticas
Crônicas
Cronologia
Curiosidades
Escudos
Uniformes
Donwloads
Hino do Flamengo
Mascote
Sedes
Letras de músicas
Frases famosas
Links
Mural da torcida
E-mail

 

Flamengo 5x3 São Paulo - Final da Copa dos Campeões de 2001

 

História

A Copa dos Campeões foi uma competição oficial da CBF disputada pela primeira vez em 2000 com o objetivo de determinar o quarto representante do Brasil na Taça Libertadores da América, os outros eram o campeão da Copa do Brasil, o vencedor e o vice do Campeonato Brasileiro. A competição durou apenas até 2002, no entanto, mas o Fla colocou seu nome na galeria dos campeões, no ano de 2001.

Logo após a histórica conquista do tricampeonato estadual, sobre o Vasco, o Rubro-Negro chegou à final da Copa dos Campeões, contra o São Paulo. Antes, o time da Gávea havia eliminado Bahia e Cruzeiro. O primeiro jogo da decisão foi na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Comandado pelo atacante Edílson, o Flamengo foi com tudo pra cima do São Paulo e venceu o Tricolor pelo placar de 5x3, dando um importante passo rumo à conquista do título, que veio no jogo seguinte, quando, mesmo perdendo por 3x2, o time do técnico Zagallo levantou o caneco.

O Jogo

Edílson e Beto se abraçam, comemorando gol do Fla na Final

Edílson e Beto se abraçam, comemorando gol do Fla na Final

O São Paulo pagou caro pelos erros de sua zaga e perdeu por 5 a 3 para o Flamengo, em João Pessoa, na primeira partida da final da Copa dos Campeões. Com o resultado, o time carioca passou a poder perder por um gol de diferença, no segundo e decisivo jogo, quarta-feira, em Maceió. A missão são-paulina ficou mais difícil: teria de vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou três para ser campeão e ficar com a vaga na Libertadores.

Os rubro-negros exploraram a entrada de Rogério Pinheiro no Tricolor e criaram boas oportunidades até abrir o placar aos 14 minutos. Gamarra lançou Reinaldo, que deixou Rogério Ceni ajoelhado e cruzou para Edílson abrir o placar. A velocidade foi o troco do São Paulo. Dois minutos depois de sofrer o gol, o Tricolor chegou ao empate numa jogada em que Luís Fabiano tocou para o gol após cruzamento de Gustavo Nery. Porém, o gol não deu equilíbrio ao setor defensivo são-paulino, que continuou a ver os flamenguistas invadirem a área e desperdiçarem chances.

O São Paulo tentou sair novamente com rapidez, mas parou na superioridade carioca no meio-de-campo. Com isso, o Flamengo fez dois gols ainda na primeira etapa. Aos 25, Petkovic cobrou falta da esquerda, Gamarra desviou para Edílson, de bicicleta, colocar a bola na cabeça de Reinaldo, que desviou para o gol. Aos 36, num contra-ataque, Reinaldo lançou Beto, que bateu na saída do goleiro e fez o terceiro.

Pet divide a bola com um são paulino

Pet divide a bola com um são paulino

Com Carlos Miguel e Kaká nos lugares de Alexandre e Souza, o Tricolor melhorou no segundo tempo. As falhas, porém, se repetiram. Aos 12 minutos, Jean errou ao cortar a bola e Edílson ampliou. Porém, mais organizado, o São Paulo pôs pressão na equipe carioca e conseguiu diminuir dois minutos após. Depois do escanteio da direita, Rogério Pinheiro subiu de cabeça e fez o segundo gol do São Paulo. O Tricolor continuou em cima e Luís Fabiano marcou o terceiro aos 26 em lance igual ao de Pinheiro. Mas o golpe fatal veio aos 34, novamente num erro da zaga Tricolor. Edílson fez jogada pela direita e chutou cruzado. Rogério desviou e Rogério Pinheiro tocou contra o próprio gol, sepultando as chances de empate do São Paulo.

Com essa importante vitória, o Flamengo deu o primeiro passo rumo à conquista da Copa dos Campeões do ano de 2001 e rumo à Taça Libertadores de 2002.

Vídeo

Ficha Técnica

FLAMENGO 5 x 3 SÃO PAULO
1º Jogo da Final da Copa dos Campeões 2001

Local: Almeidão, João Pessoa - PB
Data: 08/07/2001
Gols do Fla: Edilson(2), Reinaldo, Beto e Rogério Pinheiro(contra)

FLAMENGO: Júlio Cesar, Alessandro, Juan, Gamarra, Cássio, Jorginho, Rocha, Beto, Petkovic(Maurinho), Reinaldo(Fábio Augusto) e Edílson.


Última atualização: 27/09/13. Política de privacidade  |  Mapa do Site