Flamengo
Página Inicial
História do Flamengo
Craques
Notícias Flamengo
Grandes elencos
Jogos imortais
Sala de Troféus
Vídeos do Flamengo
Títulos do Flamengo
Estatísticas
Crônicas
Cronologia
Curiosidades
Escudos
Uniformes
Donwloads
Hino do Flamengo
Mascote
Sedes
Letras de músicas
Frases famosas
Links
Mural da torcida
E-mail

 

Flamengo Tricampeão Carioca 78/79/79Especial

 

História

O terceiro tricampeonato da história do futebol do Flamengo foi, como todos os outros, histórico e emocionante. A trajetória começou em setembro, após torneios internacionais que o Rubro-Negro foi disputar, sendo campeão de um deles, na Espanha. Logo na estréia do Campeonato Carioca, a garotada, já comandada por Zico mostrou sua força. Um expressivo 6x0 no São Cristóvão, que veio seguido de um 5x0 contra o Campo Grande.

Rondinelli com a Taça do Tri - O Globo

Rondinelli com a Taça do Tri - O Globo

O time embalou, e não perdeu mais até a última rodada da Taça Guanabara, quando enfrentou o Fluminense. Perdeu por 2x0, mas mesmo assim, ficou com o título. No segundo turno, a mesma coisa. Porém, sem a derrota no último jogo. Pelo contrário. Na final do campeonato, contra o arqui-rival, Vasco da Gama, começou uma história que daria muitos frutos à frente. A equipe rubro-negra venceu com um gol do zagueiro Rondinelli, chamado pela torcida de Deus da Raça, de cabeça, no finalzinho do segundo tempo. 1x0, o título do segundo turno, e, conseqüentemente, do campeonato. A partir dali, os jogadores fizeram um pacto de que entrariam para vencer todos os torneios que disputassem.

A prova veio no ano seguinte. Foram 12 troféus levados para a Gávea. Sendo eles, dois Campeonatos Cariocas. Isso mesmo. No ano de 1979 foram disputados dois Estaduais, e o Flamengo tratou de ganhar os dois. O primeiro, posteriormente chamado de Especial, foi dividido em dois turnos. Os dois foram conquistados pelo Fla, campeão invicto da competição. Na final do primeiro turno, um 3x0 contra o rival Botafogo. Na do segundo, um empate em 2x2 contra o mesmo adversário. Em abril, o Fla se sagrava bicampeão carioca.

Já no mês seguinte, em maio, começou a disputa do segundo Campeonato Carioca de 1979. E lá foi o Flamengo de novo. Atingiu a histórica marca de 52 jogos sem perder, recorde nacional de invencibilidade, ao vencer o Campo Grande por 2x1 (gols de Zico e Cláudio Adão, no dia 27 daquele mês. Na última e decisiva partida, contra o Vasco, adivinhem quem venceu? Um 4x2, com show de Júnior e Zico garantiu a conquista de mais uma Taça Guanabara para o Mengo. No entanto, isso não tirou o brio do Rubro-Negro nos turnos seguintes. Pelo contrário, motivou ainda mais. No segundo turno, outra conquista. Tita marcou e o Fla venceu o Fluminense na final. No terceiro e decisivo turno, o Rubro-Negro garantiu o campeonato com um 0x0, contra o Botafogo.

Uma campanha sensacional terminava ali. Um tricampeonato estadual, com um bicampeonato no mesmo ano. Histórico. Diferente. Sensacional. Inesquecível.

O Elenco

Os Campeões de 1978 - Revista Placar

Os Campeões de 1978 - Revista Placar

1978

Cantareli
Toninho Baiano
Manguito
Rondinelli
Júnior
Carpeggiani
Adílio
Zico
Marcinho
Cleber (Eli Carlos)
Tita (Alberto Leguelé)

Na Foto: Cantareli, Cláudio Coutinho (técnico), Alberto Lequelé, Manguito, Toninho Baiano, Eli Carlos, Moisés, Júnior e Nielsen. Nelson, Rondinelli, Ramirez, Marcinho, Adílio, Tita, Cleber, Zico e Carpeggiani.

Os Bicampeões - 1979 - Revista Placar

Os Bicampeões - 1979 - Revista Placar

1979

Cantareli
Toninho Baiano
Manguito
Rondinelli
Júnior
Carpeggiani
Adílio
Zico
Andrade
Cláudio Adão (Beijoca)
Júlio César

Na Foto: Cantareli, Toninho Baiano, Manguito, Nelson, Carpeggiani e Júnior. Tita, Adílio, Luizinho, Zico e Júlio César.

Os Tricampeões de 1979 - Esporte Ilustrado

Os Tricampeões de 1979 - Esporte Ilustrado

1979 Especial

Cantareli
Toninho Baiano
Nelson
Rondinelli
Junior
Carpeggiani (Andrade)
Adílio
Zico
Reinaldo
Luizinho (Claudio Adão)
Tita

Na Foto: Rondinelli, Cantareli, Toninho Baiano, Nelson, Júnior e Merica. Osni, Carpeggiani, Cláudio Adão, Zico e Adílio.


Última atualização: 27/09/13. Política de privacidade  |  Mapa do Site