Flamengo
Página Inicial
História do Flamengo
Craques
Notícias Flamengo
Grandes elencos
Jogos imortais
Sala de Troféus
Vídeos do Flamengo
Títulos do Flamengo
Estatísticas
Crônicas
Cronologia
Curiosidades
Escudos
Uniformes
Donwloads
Hino do Flamengo
Mascote
Sedes
Letras de músicas
Frases famosas
Links
Mural da torcida
E-mail

 

Flamengo Tricampeão Carioca 99/00/01

 

História

Três finais, dois gols de falta, um rival, e o quarto tricampeonato estadual de futebol da história do Flamengo. De Rodrigo Mendes, em 1999, a Petkovic em 2001, um show rubro-negro contra o arqui-rival Vasco da Gama, em três finais seguidas do Campeonato Carioca com os três troféus indo para a Gávea.

Gol de Pet em 2001 - Lancenet

Gol de Pet em 2001 - Lancenet

Comandado por Romário e Athirson, o Fla conquistou o primeiro o título em 1999 com um gol de um coadjuvante. O meia Rodrigo Mendes, em cobrança de falta rasteira, aos 32 minutos, surpreendeu o goleiro Carlos Germano, do Vasco, e abriu o placar para o Rubro-Negro, que como tinha empatado o primeiro jogo em 1x1, conquistou o troféu. Foi só festa para a torcida do Flamengo, que ainda viria a comemorar o título da Copa Mercosul no mesmo ano.

No ano seguinte, em 2000, com Romário jogando do outro lado, e após tomar uma goleada de 5x1 para o Vasco da Gama, na final da Taça Guanabara, o Fla não se abateu, venceu a Taça Rio, e chegou à final do Campeonato Carioca contra o arqui-rival, que era o favorito, e que depois viria a conquistar a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro daquele ano.

Mas, o favoritismo dos cruzmaltinos foi por água abaixo logo no primeiro jogo da final. Com gols de Athirson, Fábio Baiano e Beto, o Flamengo fez 3x0 e colocou uma das mãos na Taça. A confirmação veio no jogo seguinte, com uma vitória por 2x1, com gols de Tuta e Reinaldo, que decretaram o bicampeonato rubro-negro.

Em 2001, o tri veio com a coroação do iugoslavo Petkovic. Após vencer a Taça GB em uma disputa de pênaltis emocionante contra o Fluminense, o Flamengo chegou a mais uma final de Campeonato Carioca. O adversário? O Vasco da Gama, que estava com o Rubro-Negro engasgado desde 1999. E, não foi dessa vez que a equipe de Eurico Miranda conseguiu se desengasgar. Mesmo vencendo o primeiro jogo da final por 2x1, os vascaínos não conseguiram levar o caneco para São Januário. Tudo por causa da dupla Petkovic e Edílson.

Com dois gols do artilheiro do campeonato, Edílson, o Fla vencia a partida por 2x1 até os 43 minutos do segundo tempo. O placar dava o título ao Vasco, e a torcida cruzmaltina já comemorava, quando o árbitro Léo Feldman marcou falta para o Flamengo. Com muita categoria, Pet cobrou o tiro livre com perfeição e fez explodir a torcida rubro-negra, maioria no Maracanã e em todo o Brasil. 3x1, e a certeza de mais um título em cima do rival. Uma sequência inesquecível de títulos para todos os torcedores do Flamengo.

O Elenco

Os Campeões de 1999 - Revista Placar

Os Campeões de 1999 - Revista Placar

1999

Clemer
Pimentel
Luís Alberto
Fabão
Athirson
Jorginho
Leandro Ávila
Fábio Baiano
Beto
Rodrigo Mendes (Maurinho)
Romário (Caio)

Os Bicampeões - 2000 - FlaEstatística

Os Bicampeões - 2000 - FlaEstatística

2000

Clemer
Maurinho
Juan
Fabão
Mozart
Leandro Ávila (Lúcio)
Rocha
Fábio Baiano (Rodrigo Mendes)
Iranildo (Beto)
Reinaldo
Tuta

Os Tricampeões de 2001 - Gazeta Esportiva

Os Tricampeões de 2001 - Gazeta Esportiva

2001

Júlio César
Alessandro (Maurinho)
Fernando
Juan
Cássio
Leandro Ávila
Rocha
Beto (Jorginho)
Petkovic
Reinaldo (Roma)
Edílson


Última atualização: 27/09/13. Política de privacidade  |  Mapa do Site